segunda-feira, 26 de março de 2012

Entenda qual é o caminho da fome no seu Corpo!


Você está achando que é a unica que sai devorando uma caixa de bis quando está nervosa? Calma, esse tipo de reação é muito mais comum do que você imagina. Para sair da armadilha é preciso mudar a maneira de se relacionar com a comida, principalmente quando se está com problemas, sejam eles emocionais ou não.
Um bom começo é descobrir como funciona esse mecanismo que leva você a comer toda vez que tem algum problema emocional. Conhecendo as engrenagens entre o seu lado físico e o seu lado emocional, suas chances de conseguir dominar a sua boca vão ser muito maiores.


FOME FÍSICA
FOME PSICOLÓGICA



Ela ataca você quando seu estômago fica vazio de verdade



Ela ataca quando seu coração fica vazio de doer


Ninguém vive sem alimento. É ele que, depois de transformado em combustível (glicose) no aparelho digestivo, vai permitir que você faça qualquer tipo de atividade. Por uma questão de sobrevivência o  organismo avisa que está na hora de reabastecer o tanque.

A gente come por outras razões que não o estímulo real da falta de alimento. Os sinais de saciedade também não existem.
1-      Tudo começa no estômago vazio que, por meio de seus milhares de pequenos feixes nervosos, envia ao cérebro mensagens de S.O.S, ou seja: FOME! A partir daí, o hipotálamo, que controla várias funções do organismo, envia ao aparelho digestivo as sensações de dor no estômago vazio.

1-      Ao comer carboidrato, seu organismo é estimulado a produzir uma série de substâncias que interferem em suas emoções.
2-      À medida que os alimentos vão enchendo o estômago, os nervos comunicam ao hipotálamo que sua ordem para reabastecimento está sendo cumprida.

2-      A substância mais importante é a serotonina, que regula o humor e dá sensação de bem-estar.
3-      Ao mesmo tempo, sua central de operações recebe uma segunda mensagem vinda do sangue, avisando que as taxas de glicose – que estavam em baixa antes da refeição- estão chegando aos níveis ideais.

3-      Como a produção de serotonina está ligada à quantidade de insulina, que queima glicose, quanto mais carboidrato (açúcar) você ingere, maior será o prazer.
4-      Com isso, a tontura e o mal-estar desaparecem num piscar de olhos. Depois de mais ou menos 20 minutos que você deu a primeira garfada, sua central operadora avisa que está na hora de parar de comer porque seu organismo já está saciado.
4-      Embora a serotonina seja uma das mais importantes substâncias relacionadas com a sensação de bem-estar, a gente não deve esquecer que tudo começa com os carboidratos (açúcar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário