quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Carotenóides

Bom pessoal, aproveitando que estamos no auge do verão resolvi passar algumas informações sobre nossos amigos carotenóides. 
Os carotenóides são classificados em carotenos ou xantofilas e dentro desses dois grupos encontramos os compostos betacaroteno e licopeno (do grupo dos carotenos) e luteína e a zeaxantina (do grupo das xantofilas).
Mas para que essas informações não fiquem confusas vamos direto ao que nos interessa. Nos aprofundando melhor no carotenóide betacaroteno, podemos dizer que ao contrario do que muitos pensam, ele não atua na produção de melanina e sim no armazenamento de queratinócitos, que são as celulas da epiderme que são armazenadas no mesmo local que o tão conhecido pigmento "melanina". Através da radiação solar UVA e UVB ocorre a oxidação do betacaroteno e aí então dando o aspecto de bronzeado dourado. Mas ele não só dá esse aspecto como também contribui na duração do bronzeado. O mais interessante é que  essa coloração amarelada que esse componente dá à pele pode também proteger contra os raios ultra-violeta.

Dica: Para um melhor resultado, consuma alimentos fontes de betacaroteno diariamente ao menos 20 dias antes da exposição ao sol, para que assim possa ter um maior armazenamento nas células da epiderme.

Fontes de carotenóides: Abóbora, cenoura, manga, batata doce, espinafre, mostarda, couve, molho de tomate entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário